quarta-feira, 20 de agosto de 2008

3ª edição do Yoga Pela Paz bate recorde de público

Mais de 20 mil pessoas freqüentaram as atividades ao longo da semana do evento, que reuniu os maiores nomes da Yoga e Ayurveda mundial em um Congresso, além de contar com shows e atividades para todas as idades em várias partes da cidade.

A 3ª edição do Yoga Pela Paz, mais importante evento de Yoga e Ayurveda da América Latina, teve números proporcionais à disseminação que essas culturas orientais têm adquirido no ocidente. De 12 a 17 de agosto, a cidade de São Paulo foi palco não apenas das práticas, mas também de debates e das energias da Yoga, por meio dos shows do ídolo da música yogue Krishna Das, que se apresentou no Clube Pinheiros e no Parque do Ibirapuera.

Nos três primeiros dias de evento, quando foi realizada a primeira edição do Congresso Internacional de Yoga & Ayurveda, mais de 350 pessoas lotaram todas as sessões de palestras, que contaram com nomes de peso como José Ruguê, Márcia De Luca, Sunanda Renade (Índia) e David Frawley (EUA). Eles discutiram desde as tradições da Yoga e Ayuverda, até a influência da astrologia nos mantras para cura.

No terceiro dia (14/8), a atração foi um show especialíssimo de Krishna Das para 1,2 mil pessoas no Clube Pinheiros, apresentando todo seu carisma e talento na execução de mantras e canções iogues.

A Cia Athletica entrou no circuito de atividades no quarto dia de evento (15/8) com atividades que ficaram lotadas. Aulas coletivas de Yoga, meditação e aulas especiais para crianças estavam o tempo todo lotadas pelas centenas de praticantes.

Sábado foi dia de relaxar no Sesc Pinheiros, que contou com aulas variadas das mais de 30 modalidades existentes na Yoga, além de conferências que abordaram temas pertinentes aos nossos dias: "Como o poder pode interferir na Paz".

A apoteose do evento foi no domingo, no Parque do Ibirapuera, onde as canções e mantras de Krishna Das reuniram mais de 15 mil pessoas. O público também contou com aulas de Yoga e meditação, sendo monitorado por dezenas de professores espalhados na Praça da Paz para orientá-lo em seus exercícios.

"Nosso desafio agora é expandir o Yoga Pela Paz para outras cidades a partir de 2009. Quanto mais gente no evento melhor", diz Fran Abreu, um dos organizadores. O evento foi criado em 2006 por Márcia De Luca, fundadora do Ciyman - Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda, em São Paulo, e por Fran Abreu, CEO da agência de publicidade DPTO., produtora do Yoga pela Paz. O I Congresso Internacional de Yoga e Ayurveda foi uma iniciativa do Dr. José Ruguê Ribeiro Jr.